As gimnospermas são plantas bem adaptadas aos climas frios ou temperados. Elas formam as florestas de pinheiros (denominadas taigas) do hemisfério norte, e a de Araucária, encontrada no sul do Brasil, e em partes da Argentina.
São gimnospermas também:
* As grandes secoias
* O cipreste
* As tuias
* o sagu-de-jardim ou palmeirinha
* O pinheiro bravo
As gimnospermas possuem vasos condutores de seiva, o que lhe permite ter grande porte.
Além de folhas encarregadas de realizar a fotossíntese, encontramos ramos com folhas especializadas na reprodução: os estróbilos ou cones. Vem daí o nome do principal grupo de gimnospermas, as coníferas.
------------Reprodução------------------------------------------------------------------------------
O gameta das gimnospermas é levado de uma planta para outra pelo vento, protegido dentro do grão de pólen.
Quando alcança o estróbilo feminino o grão de pólen germina e origina um tubo, o tubo polínico. O tubo polínico , que cresce e se aprofunda na estrutura reprodutora feminina, leva dentro de si dois gametas masculinos, chamados núcleos espermáticos.
O tubo polínico leva os dois núcleos espermáticos, para perto do gameta feminino, a oosfera (produzida pelo estróbilo feminino), ambos se unem e dão origem a um zigoto, que vai se dividir e formar o embrião.
Após a fecundação, forma-se uma casca resistente em volta do óvulo. Dentro dela encontramos o embrião e uma reserva de alimento, que o nutrirá (o embrião), no inicio do seu desenvolvimento. Esse conjunto é a semente. No caso do pinheiro, a semente e chamada de pinhão, e o estróbilo feminino com as sementes: pinha.
gente como tradição segue aqui um outro blog, pelo qual eu tirei a imagem acima e que tem informações muitoooo legais!
http://aeducadora.blogspot.com.br/2009/10/na-balada-da-biologia.html